Benefícios da Atividade Física na Adolescência

 

Benefícios da Atividade Física na Adolescência: Atualmente, é de conhecimento da população a importância das atividades físicas e do esporte para a boa saúde e bem estar das pessoas. Os jovens são um dos principais grupos que se beneficiam da prática de atividade física, melhorando assim seu convívio social, saúde em geral, e até mesmo sua vida estudantil.

Como a grande parte das pessoas no mundo, os jovens tendem a ser bastante sedentários devido ao uso de Smartphones, redes sociais, e jogos de computador, que apesar de também serem importantes para a vida dos adolescentes podem influenciar e deixar esses jovens mais sedentários, o que pode trazer graves problemas.

A falta de atividade física nessa importante fase da vida pode acarretar problemas como: excesso de peso, falta de concentração, queda no rendimento escolar, dificuldade em socialização, e até mesmo depressão, já que o esporte libera substância que liberam sensação de bem estar, e alegria para quem pratica qualquer tipo de atividade física.

Conheça aqui, os 3 benefícios mais importantes da prática regular de esportes na adolescência.

3 Benefícios da Atividade Física na Adolescência

1) Evita o excesso de peso: A prática regular de alguma atividade física ajuda a prevenir o excesso de peso em adolescentes.

Devido a alimentação um pouco desregrada da maioria dos jovens, o excesso de peso tem se tornado cada vez mais comum nessa fase, a prática regular de esporte por jovens reverte esse problema.

2) Ajuda no relacionamento interpessoal: Já é comprovado que adolescentes que praticam atividade física de forma regular possuem melhor relacionamento interpessoal, e conseguem se desenvolver melhor na socialização.

 É comum os adolescentes que sofrem de depressão, baixa auto estima, e sensação de solidão nessa fase, a prática do esporte por esse grupo diminui muito esses problemas pois dá ao adolescente mais autoconfiança e independência, o que facilita na hora de fazer amizades e se relacionar com pessoas.

  3) Melhora o corpo e a mente: Com execícios físicos frequentes o jovem consegue melhorar sua postura, seu condicionamento físico, e seu corpo, além de melhorar sua capacidade de concentração e foco, muito importantes na fase estudantil que os adolescentes estão, pois é uma fase de mais cobrança e atenção, que os jovens que são adeptos da atividade física regular se sairão melhor do que os jovens sedentários.

 Com a melhora do condicionamento físico, e também da capacidade de concentração os adolescentes ficam muito mais preparados para focar em seus estudos, e enfrentar provas, vestibulares e longas horas de estudos que os adolescentes passam nessa fase da vida.

  Atividades Físicas Mais Indicadas Para os Adolescentes

  Esportes Coletivos: Como futebol, vólei, basquete, handebol, pois são atividades físicas que além do adolescente se exercitar ainda aprende a trabalhar em equipe, e também a socializar com os colegas, o que traz grandes vantagens para a vida desse jovem.

Caminhada e corrida: Essas atividades favorecem a circulação, e o condicionamento físico, o que é excelente para os adolescentes.

Atividades de alongamento: Alongamento em geral, yoga, pilates, são excelentes atividades, pois atuam na elasticidade do corpo, além de trabalhar a respiração, e a eliminação do stress, que é bem frequente nos jovens.

 A prática deve ser em média 3 vezes por semana, e a duração entre 40 a 1 hora de atividade.

Os Benefícios da Atividade Física na Adolescência são muitos, porém um profissional da área deve ser sempre consultado na hora da prática e escolha dos exercícios a serem feitos.

Gostou de conhecer os benefícios da atividade física? Mantenha-se ativo para uma vida com mais saúde!

 

 

Ebook  REVELA!

Nilton Franca

Descreva aqui, breve informações sobre você ou sua empresa.

Website: http://www.vivabem.net.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *